(como podem influenciar a opinião pública)
Quando falamos da influencia da comunicação de massas sobre as crianças, referimo-nos essencialmente à televisão e, mais recentemente, à Internet.
Vários sociólogos enumeram três funções relacionadas com a televisão: informar, educar e distrair. E as principais criticas caiem sobre esta ultima função: distrair. A distracção pode condicionar o desenvolvimento intelectual, sobretudo nos mais jovens, levando à colectiva ausência de cérebro, ao domesticar de almas e à manipulação de pensamento das massas.
No âmbito cibernético, a situação é mais complexa, teme-se que este novo veículo de informação tenha como principais funções: vigiar, anunciar e vender.
Vigiar, pois em cada utilização na rede, o navegador deixa a sua marca e, sem saber, estabelece o seu auto-retrato relativamente aos seus interesses culturais, ideológicos, de consumo etc. Desta forma, os mestres da Internet, ao saberem o perfil do navegador, poderem manipula-lo conforme quiserem.
Visto isto, verificamos que todos estes perigos constituem uma grande ameaça para as massas, mas ainda mais, para as crianças, que têm pouco sentido crítico e facilmente se deixam manipular.
A televisão é muito utilizada para efeitos de marketing, influenciando o público a
comprar determinados produtos. Na altura do Natal e pascoa são imensas as publicidades feitas a todo o tipo de brinquedos, para que as crianças peçam aos seus pais aquela boneca que viram na televisão ou aquele carro e para não falar na quantidade de propaganda feita aos telemóveis. É um absurdo, leva a que as pessoas queiram comprar um outro topo de gama porque tem mais
funcionalidades, ou porque é mais bonito, ou porque cabe no bolso ou até porque dá para vestir
com umas calças mais apertadas. De facto é impressionante como a televisão influencia o
consumismo da população.
A maioria das crianças, estão perturbadas e, em parte, deve-se ao excesso de tempo que passam em frente à televisão e a demasiada confiança que depositam na mesma. Elas acham que tudo o que a televisão diz é verdade e aí está o principal problema: como sabemos a televisão “mente”. Mas como podem elas sabe-lo? Comparativamente as poucas verdades que dizem, a televisão transmitem às crianças uma variedade de informações falsas ou manipuladas, tanto sobre os próprios valores, como sobre factos reais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarES MESMO CRIANÇA, SO TE DA PARA A BRINCADEIRA
ResponderEliminarPaulo e Guedes