segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os Média   

(como podem influenciar a opinião pública)


Quando falamos da influencia da comunicação de massas sobre as crianças, referimo-nos essencialmente à televisão e, mais recentemente, à Internet.
Vários sociólogos enumeram três funções relacionadas com a televisão: informar, educar e distrair. E as principais criticas caiem sobre esta ultima função: distrair. A distracção pode condicionar o desenvolvimento intelectual, sobretudo nos mais jovens, levando à colectiva ausência de cérebro, ao domesticar de almas e à manipulação de pensamento das massas.
No âmbito cibernético, a situação é mais complexa, teme-se que este novo veículo de informação tenha como principais funções: vigiar, anunciar e vender.
Vigiar, pois em cada utilização na rede, o navegador deixa a sua marca e, sem saber, estabelece o seu auto-retrato relativamente aos seus interesses culturais, ideológicos, de consumo etc. Desta forma, os mestres da Internet, ao saberem o perfil do navegador, poderem manipula-lo conforme quiserem.
Visto isto, verificamos que todos estes perigos constituem uma grande ameaça para as massas, mas ainda mais, para as crianças, que têm pouco sentido crítico e facilmente se deixam manipular.






  A televisão é muito utilizada para efeitos de marketing, influenciando o público a
comprar determinados produtos. Na altura do Natal e pascoa são imensas as publicidades feitas a todo o tipo de brinquedos, para que as crianças peçam aos seus pais aquela boneca que viram na televisão ou aquele carro e para não falar na quantidade de propaganda feita aos telemóveis. É um absurdo, leva a que as pessoas queiram comprar um outro topo de gama porque tem mais
funcionalidades, ou porque é mais bonito, ou porque cabe no bolso ou até porque dá para vestir
com umas calças mais apertadas. De facto é impressionante como a televisão influencia o
consumismo da população.
  A maioria das crianças, estão perturbadas e, em parte, deve-se ao excesso de tempo que passam em frente à televisão e a demasiada confiança que depositam na mesma. Elas acham que tudo o que a televisão diz é verdade e aí está o principal problema: como sabemos a televisão “mente”. Mas como podem elas sabe-lo? Comparativamente as poucas verdades que dizem, a televisão transmitem às crianças uma variedade de informações falsas ou manipuladas, tanto sobre os próprios valores, como sobre factos reais.

2 comentários: