Órgão de comunicação rádio
A RFM é uma estação de rádio portuguesa, pertencente ao Grupo Renascença (juntamente com a Mega FM e Rádio Renascença), que é desde 2001 a mais ouvida em Portugal (líder absoluta de audiências, segundo a Marktest).
Este momento vai seguramente aumentar as potencialidades comunicativas da rádio e,
Pelas suas características, transformar a rádio num meio essencialmente interactivo.Com um passado que remonta ao início do século XX, o enquadramento histórico do meio em Portugal, apresenta diversas fases que aqui se enunciam: Depois de um longo percurso de carácter instrumental e com uma comunicação fundamentada num modelo consensual de subserviência ao regime, a rádio inovou a sua comunicação e desenvolveu novos modelos de carácter dia lógico, baseados num cariz fortemente emotivo e experimentalista, contrastantes com o cunho monocórdico que vigorou até meados da década de setenta em virtude do regime político autoritarista que instalado até então. Os chamados anos de ouro da rádio, que oscilam entre 1930 e 1950, traduziram-se num fenómeno de radiodifusão que procurava reconstruir a realidade dentro do estúdio, com dramatizações e espectáculos produzidos na própria estação emissora. Os programas humorísticos estavam sob vigilância da censura, obrigando a manobras linguísticas para que os textos passassem. Muitos“sketches” faziam piadas disfarçadas ao regime, à semelhança do que se fazia no teatro de revista. O regime político autoritário1 estabelecido em Portugal tinha um serviço de censura prévia às publicações periódicas, emissões. O Estado Novo foi o regime político instituído por António de Oliveira Salazar, e que vigorou sem interrupção, embora com alterações de forma e conteúdo, desde 1933 até 1974, altura em que acabou por cair, por acção de uma conspiração militar dirigida pelo Movimento das Forças Armadas, em 25 de Abril de 1974. De rádio e de televisão, e de fiscalização de publicações não periódicas nacionais e estrangeiras, velando permanentemente pela pureza doutrinária das ideias expostas e pela defesa da moral e dos bons costumes.
As relações da rádio com o poder políticocentravam-se numa estratégia de manipulação da opinião pública em defesa dos valores proclamados pelo Estado Novo. Ao efeito de novidade da escuta deste novo meio, juntou-se o monopólio da comunicação, que consolidou o poder de Salazar. A radiodifusão estava reservada aos governantes e todas iniciativas que pudessem prejudicar
o regime eram imediatamente proibidas.
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